06-09-2023 - 8º Prêmio Nacional ASPACER de Design



A Cerâmica Arumã, inspirada na Cultura Indígena, foi a grande campeã.

Estamos em festa por aqui, ganhamos em 1º Lugar na Categoria Pisos e Revestimentos no 8º Prêmio Nacional de Design de Cerâmicas para Revestimento, promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), que aconteceu na última quinta-feira (31) na cidade de Santa Gertrudes, em São Paulo.

Arumã, a cerâmica vencedora na Categoria Pisos e Revestimentos, traz como referência um tipo de cesto raso presente na cultura Yanomami - grupo indígena que habita a região norte amazônica. O objeto é produzido pelos homens da tribo e decorado com padrões gráficos diversos tingidos com corantes naturais, sobre um complexo trançado em fibras de arumã. A função do utensílio é servir como uma espécie de bandeja para a disposição de frutas e outros alimentos, coletar a massa de mandioca, bem como acondicionar o beiju, além de alimentos consumidos de forma coletiva no âmbito familiar.

A criação do revestimento Arumã não apenas homenageia a cultura Yanomami, mas também demonstra como a tecnologia pode ser usada para preservar e celebrar a herança cultural dos povos originários. Ao utilizar uma aplicação digital de adesivo de última geração para capturar a textura e a complexidade da Cesta Yanomami, a essência e a complexidade do design são preservadas em um padrão único aplicado à superfície cerâmica. O modelo mostra o potencial das aplicações digitais na criação de representações artísticas impressionantes e autênticas que celebram e preservam o patrimônio cultural.

O prêmio se divide em quatro categorias, sendo elas: Conceito Brasilidade, Pisos e Revestimentos, Porcelanato e Superfícies Inovadoras, e é considerado um dos mais relevantes do setor.
O vencedor desta categoria foi agraciado com uma experiência de imersão criativa no ateliê do renomado arquiteto e designer Marko Brajovic, recebendo uma oportunidade única para aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área.

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.